quinta-feira, 7 de março de 2019

Fechamento Fevereiro 2019

Boa dia, boa tarde, boa noite!!!

Vamos para mais um fechamento de mês?


Todos estão bem pós carnaval?
"Lá vou eu... lá vou eu..."

Como eu sou bem burro para planilhas aproveitei o longo feriado, para experimentar alguns modelos, além da já consagrada planilha do AdP

Já que eu estou começando na RV, achei necessário/interessante utilizar algo mais "dinâmico". Que mostrasse preço de compra, preço médio, com atualizações com a cotação do dia e valor recebido de dividendo/JSCP etc....
Uma opção que eu estava "namorando" é a planilha do surfista calhorda. Eu acho ela fantástica. Aqueles gráficos com as metas de aportes, as projeções... enfim... ela é sinistra!!

Mas eu disse que sou bem burro com planilhas né... pois bem...
Quebrei a cabeça várias vezes para conseguir compilar as informações que já uso para a do surfista e não ficou lá essas coisas. Pesquisando nos comentários da planilha dele sobre as dúvidas do pessoal vi que ela esta com um problema para atualizar os valores da renda variável e um ILUMINADO postou o link de uma que esta funcionando 100%. É do Dlombello. Nesse Link vocês terão acesso a várias outras. Divirtam-se.

Visualmente não é tão agradável porém é extremamente completa. E como tem vídeos explicando todos os detalhes de como utilizar ai ficou sussa para conseguir preencher.

Caso o Surfista faça um passo a passo com certeza utilizarei a dele. Porém essa outra me atende até por demais.


Enfim.... vamos ao que interessa!!!

Mês corrido, heim!
A tal viagem internacional possivelmente será adiada.
Uma das amigas descobriu que esta grávida daí mudança total de planos. E uma leve indireta para "a nossa vez de ficar grávidos". (Faço cara de paisagem com esse assunto).


Com isso, compra de dólares também adiada.

Comecei a leitura do: A lógica do Cisne Negro - Nassin Taleb. 
Apesar de várias páginas, por enquanto tem prendido minha atenção.

Paguei adiantado a 1º parcela do apê de férias com vencimento agora em Março. E se tudo der certo, mais pro meio de Março vou abater um bolo maior. Pelos meus cálculos devo levar uns 5 a 6 meses para liquidar tudo. Lembrando que toda grana será direcionada com esse objetivo. Algumas migalhas eu jogo na RV só para brincar de ver as oscilações do mercado.


Enviei R$ 2.083,71 para o colchão de segurança (Poupança);
Coloquei R$ 100,23 no TD 2045;

Em RV foram 12 papéis da GRND3 a R$ 8,78 = Total R$ 105,36.
Sem Fiis esse mês porque não é a prioridade.

Parcela do Apê: R$ 514,12.

Total: R$ 2.289,3
Considerando a parcela do apê R$ 2.803,42. 


Agora faltam apenas 36x500!!!
Vontade de bater a cabeça na parede!!! Pqp!!!

Esse mês recebi meu primeiro aluguel do VISC11!!! R$ 0,60.
kkkkkkkkkk Quanta emoção!!


Vamos às tabelas???

Vou colocar apenas os dois modelos consolidados.
Porque essa postagem já esta muito grande.


A tradicional AdP:



A nova do Dlombello:





Ps:. 
Estou com bastante receio sobre a segurança, ou seria vulnerabilidade, do Banco Inter depois do relato do nosso colega Viagem Lenta.
Aquele sinal amarelo ascendeu aqui.
Vou colocar em prática as dicas de segurança que nosso colega Investidor Inglês publicou no intuito de ajudar a galera. Vamos ficar de olho!!!


Para Março. Muito trabalho!
Afinal de contas, o ano começou agora, certo?


Foco no processo!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Fechamento Janeiro 2019

Olá Finansfera! Que mês demorado para passar heim!

Esse primeiro mês, pelo menos pra mim, parecia que não iria acabar nunca...

Eu e a Sra. Chi Chi fizemos uma viagem bate-volta para uma cidade próxima, para dar um alô para a parentada. Iria fazer 3 anos que não passávamos por aquelas bandas. 
O combinado, era pegar estrada logo cedo para, no fim da manhã ou no máximo no horário do almoço, chegarmos no destino. MAAAASSSS.... a bateria do carro deu aquela arriada marota só para nos lembrar da importância da reserva de emergência. Apesar do carro ser novo, a vida útil das baterias gira em torno de 2 a 3 anos... então... estava próximo da hora de trocar mesmo. Fui até aconselhado a não trocar, porque como iríamos pegar estrada daria tempo da bateria pegar carga novamente e tal... mas na boa pra quê arriscar? Quero ficar tranquilo e não preocupado se tudo vai dar certo. Já pensou se em pleno domingo, numa cidade de interior a bateria arria de vez? Sem chance. Valor da criança, 410 bolsominions. A vista, 350. Desconto acertado, peça trocada, viagem tranquila.

No final de dezembro, me dei de presente um livro que estava no radar a muitos meses. Estava olhando os livros que tenho interesse em adquirir na lista de desejos da Amazon e lá estava ele. DISPONÍVEL! "Ações comuns Lucros Extraordinários - Philip Phisher". Versão impressa pela baguatela de 275 pratas. Caro? Talvez. Parcelei em 4x, peguei o valor total e somei ao aporte do mês de dezembro...mas convenhamos... dificilmente investimento em conhecimento é algo que possamos dizer que é caro. Ainda mais sobre um assunto que já venho estudando. Renda variável. O livro é muito bom! Falta apenas 2 capítulos e é impressionante como a análise fundamentalista é algo menos complexo que imaginamos. Vejo que é preciso utilizar com inteligência o ativo mais importante que temos. O TEMPO. Feita verificação fundamentalista, ao que parece, é dar tempo ao tempo para o bolo crescer.
Por isso é tão importante focar no processo. E não somente no objetivo.


E como disse no fechamento do mês de dezembro. Janeiro foi um marco para o aprendiz Goku. Coloquei um pé na RV. Esta no topo? Talvez. Pelo índice dolarizado ainda temos espaço para subir mais. Isso importa? Pra mim, não. Ainda mais nesse momento e da forma que planejei entrar. Literalmente aos poucos. 

Senhor, é aqui o balcão da B3?

Como o objetivo de 2019 é liquidar o apê de férias, logo não posso colocar muita grana em outro lugar. Por isso, decidi colocar algo de 100 a 150 bolsominios em RV. Mesclando ações e fiis. Para que no final do ano, tenha a carteira quase formada e sinta na pele todas as variações que possa ocorrer daqui até lá. Além de me forçar a estudar mais os ativos que passaram pelos critérios fundamentalistas.

Adquiri 1 cota do VISC11 juntamente com 5 ações de ABEV3. Total da brincadeira: 195,80. E estou utilizando a plataforma do Inter para operar.

O banco criou uma limitação para aplicações em RV. Você opera RV valores referentes à 50% do que possui investido em RF no banco. É algo ruim? Pra min, não.
Pode ser uma estratégia do banco para evitar problemas com muitas ordens, algo que vejo o pessoal que usa a Clear e Modal as vezes reclamando. Mas como irei fazer apenas 1 ou 2 compras mês... Não faz a menor diferença.

Preciso descobrir alguma planilha para lançar esses ativos de RV, não sei se da para fazer usando a planilha do AdP. Caso alguém saiba, manda um recado aí, Talkei?

Vamos aos números?

Fazendo aquela tradicional limpa na C.C. em janeiro, enviei um total de 1.951,15 distribuídos da seguinte maneira.

Poupança - Colchão de Segurança: 1.850,38.
TD2045: 100,77.

Não contabilizei o valor em RV.

É um montante significativo. Mas isso esta acontecendo, porque eu tenho diminuído fortemente o uso do cartão de crédito para compras diárias. Estou passando praticamente tudo no débito. Preciso sentir na pele comprar apenas o que eu posso. E essa será a tocada até liquidar o apê.


A ideia é continuar assim durante todo o ano. E a cada 3 ou 4 meses juntar um valor e abater as últimas parcelas com desconto.


Vejo que esse ano será um longo caminho de aprendizado, estamos juntos?


Foco no processo, pessoal!



quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Fechamento Dezembro 2018

Fala Finansfera!!

Fechamos mais um ano firmes nos nossos objetivos!


Dezembro passou rápido, mais ainda com essa correria de Natal e Ano novo.
Mês relativamente tranquilo no trabalho. Nos próximos 2 meses (Janeiro/Fevereiro) irei trabalhar em outro setor. Mas apenas para "tampar buraco". Não será definitivo mas é bacana para ver os prós e contras, além de interagir com outros colegas. O famoso "Networking".

E as famosas metas de ano? Será que alcançamos com sucesso?
No final de 2017 início de 2018 tracei os seguintes objetivos:

"1º - Finalizar o consignado: Faltam 5 parcelas;
2º - Realizar a obra no segundo semestre de 2018;
3º - Poupar/Investir entre 10 e 12k;
4º - Continuar lendo 1 a 2 livros/mês."

Vamos revisar?

Meta 1:Consignado, 100% concluído.
Meta 2:Obra. 100% concluído.
*Com ressalva. Realizamos nossa parte e agora é esperar o vizinho fazer a dele.
Meta 3: Poupança, 99% concluído.
O consolidado fechou em 9k. Acredito que posso considerar que concluí com sucesso essa etapa.
Meta 4: 50% concluído.
Com retorno pra minha cidade, esta impossível manter o mesmo ritmo de leitura.

Esse mês terminei o Rápido e Devagar (que enrolei pacas para terminar - Como não tive uma continuidade na leitura, foi ficando cada vez mais difícil a compreensão). Terei que pegar para ler novamente de forma contínua. Percebi que aproveitei muito pouco o final dele.

Li também o "+ Esperto que o Diabo" do Napoleon Hill.
Esse foi rápido. Livro menor e bem simples.
O foco do livro é uma "entrevista" que o autor realiza com o "Coisa Ruim" no qual ele revela os artifícios usados para atrasar a vida das pessoas. É bem interessante. Gostei e indico.

Assim, olhando o que tínhamos planejado e o que aconteceu, 2018 foi um ano muito bom.

Para 2019, o que esperar?

Objetivo 1: Liquidar o Apê de férias;
Objetivo 2: Liquidar o Apê de férias;
Objetivo 3: Consolidar 12k na poupança;
Objetivo 4: Ler entre 6 a 8 livros em 2019.

Esse ano, irei também começar em RV.
De forma homeopática. Até porque, ainda estou estudando sobre o assunto. E o foco total é liquidar a dívida do apê.
Mas vou aproveitar que meu HB do Inter foi disponibilizado e não tem corretagem nem pra Fiis nem para Ações. Ficou mais prático. Porquê não começar?

Vou programar para realizar aplicações automáticas no TD 2045, aproveitando que o Bancão Amarelo, zerou taxas para TD. E como tenho conta lá, agora ficou mais simples o processo. No ano de 2018, foram 800 bosominions com essa destinação. Vou programar para realizar aplicações automáticas de 100 pila. Depois que liquidar minha dívida.
Vou rebalancear os aportes.

Pensando na viagem do final do ano, até falei que iria começar a comprar algumas doletas, mas refletindo melhor resolvi segurar e aguardar um pouco mais.
Talvez divida entre moeda em espécie e o cartão travel money. Até porque a ideia é ficar nesses hoteis all inclusive, então não será preciso muita grana. Eu espero. Rsrsrsrs

Vamos aos números!

Aporte novo, somente para a RE. Foram 1.059,50 para tentar concluir o ano dentro do programado.

Em 2019, irei completar 3 anos de acompanhamento planilhado do patrimônio.
Colocando assim no papel, você percebe realmente o que fez, quanto evoluiu e pra onde esta caminhando.

Espero poder continuar trilhando essa longa jornada com paciência e sabedoria para diminuir as cagadas futuras. Rsrsrs

No mais é isso galera.

Tenham um 2019 de muito trabalho e foco nesse lento e árduo processo evolutivo.

Grande abraço e até a próxima!!!

domingo, 9 de dezembro de 2018

Fechamento Novembro 2018

Ho-Ho-Ho Finasfera!!!



Mais um fechamento... mais um ano que termina.

Depois da mini férias, concluí uma coisa: preciso ser rico! Rsrsrsrsrs


Quer coisa melhor do que acordar, tomar café e ir pra praia? Sonhar não custa nada, certo?


Pois bem, voltemos para a realidade!
Novembro foi embora e com ele quase todo o dimdim do salário!
Viajar é bom mas se não for na pegada de mochilão não tem como você acaba gastando um pouquinho.
Foi muito bom, faria novamente. Afinal dinheiro também é para essas coisas, certo?

Sem mais delongas, raspei o que sobrou na CC e td direto para a formação do colchão de segurança.
Aporte baixo, de 574,95 Bolsominions.
Acredito que termino o ano um pouco melhor de quando comecei.

Vamos aos números!









Quero muito tentar fechar o ano com 8k na poupança. Espero que consiga.

Enquanto isso, continuo os estudos sobre ações e fiis. De uma forma bem sutil, pretendo iniciar em RV ano que vêm.
Em 2019, o foco total será o pagamento do apê de férias.


No mais é isso, pessoal.
Foco no processo!


sábado, 3 de novembro de 2018

Fechamento Outubro 2018

Bom dia, Boa tarde, Boa noite FINANSFERA!!!

Todos sobreviveram ao apocalipse zumbi pós eleitoral? Rsrsrsrs
Torcendo para que a nova gestão dê um novo rumo para a economia desse país.
Mas não vou ficar aqui defendendo ou atacando qualquer um dos lados, porque no final da história, você esta sozinho. Faça você mesmo seu caminho. Não fique dependendo de ninguém, muito menos de governo. Não importa quem está gerenciando a budega, sempre vai ficar cada vez mais difícil pra quem sustenta o sistema. 



Prestação de contas feita em tempo recorde. Acho que até hoje, não tinha prestado contas tão cedo assim.
Primeiro que aproveitei o feriado para organizar e segundo que semana que vem será bem corrido.

Serão 10 dias mais ou menos com essa vista:



Nada muito elaborado. Apenas para descansar e dar aquele grau na melanina. Rsrsrsrs

Outubro foi um mês um pouco atípico.
Planejei com a Sra. Chi Chi e amigos uma Trip para aqueles resorts com tudo incluso e tal.... Viagem programada para final de 2019. Começando a comprar Trumps desde já.
Tive um gasto extra, pois de 2 em 2 anos, mais ou menos, eu compro umas calças/camisas/tênis e nessa brincadeira foram 1.100 Bolsominions para incrementar o guarda roupa 2019/2020.
Além disso, estamos realizando algumas adaptações na casa para receber os cachorros... ou seja... quando finalizarmos terei uma ideia de quanto foi gasto. Por alto, esta ficando perto de 2k.


Resgatei a LCA do Sofisa (R$530,66), e reforcei o aporte no colchão de segurança.
Para o colchão, fiz aquela tradicional limpa na C.C no fim do mês e foram R$ 875,24(dinheiro novo) para a poupança. Total: 1.405,90
Consegui colocar um pingado(R$300) no TD2045, que não via aportes desde junho.
O aporte total de dinheiro novo foi de 1.170. 


Seguem os números:






Praticamente 1 ano investindo no TD2045 e só agora que consegui colocar 1 título inteiro. Rsrsrsrs


Venho estudando bastante o mercado de RV. Fiz um esboço de uma carteira de ações e fiis visando o longo prazo. Farei algumas correções e se tudo der certo logo logo começarei na renda variável.

O foco para 2019 será a quitação do apê de férias. 37x500 (Que bomba foi essa pqp!)

No mais é isso pessoal.

Foco no processo!

domingo, 7 de outubro de 2018

Fechamento Setembro 2018

HAJA CORAÇÃO, Finansfera!!!

Terminando de montar o fechamento do mês de setembro e acompanhando as apurações das eleições....

A maior felicidade, por enquanto, é ver que vários candidatos que concorreram ao segundo mandato, simplesmente ficaram chupando o dedo. Rsrsrsrs. Coisa linda de se ver. Tanto para Deputado, Senado e até Governador, alguns caíram do cavalo. Claro que não vivemos um mundo ideal, no qual não existiria reeleição. Mas apenas de ver algumas cartas ditas "certas" saindo com o rabo entre as pernas está excelente.


Bom.... vamos deixar essa coisa de política de lado e vamos falar de coisa boa??
Vamos falar de TECKPIX!?!? Rsrsrs

Ao que interessa!

Setembro passou voando, isso é fato! Assim como o ano que, pra mim, já acabou.
Como vocês sabem, consegui retornar ao meu estado de origem. Sendo assim, tive uma grata surpresa, pois consegui receber a "ajuda de custo" por mudar de localidade do trampo, logo, veio um extra que não estava aguardando.
(Sério, a Adm. Pública é uma mãe!)

Como o objetivo era liquidar o consignado, assim o fiz. Mandei um Zap para a atendente, pedi a carta para liquidar e no dia 25/09 liquidei R$ 7.997,25. 


Minha felicidade depois de poupar e organizar algumas contas para liquidar o consignado. 


Por causa da antecipação, tive um desconto de quase uma parcela (680,00 Bolsonaros rsrsrs) e como não tenho mais essa dívida, tive um "aumento salarial" embutido rsrsrsrs. Aos poucos as coisas estão caminhando pro trilho novamente. 


Agora, de (cagada) compromisso tenho apenas o financiamento do apê de férias (37x500).
Outra guerra que irei começar a abater aos poucos, assim que fortalecer meu colchão de segurança.


Como estou fazendo todo final de mês, a sobra de grana na conta corrente, mando direto para a poupança.
No total foram, R$ 2.338,19! Deu pra entender?!
Eu desembolsei praticamente 8k pra liquidar o consignado e no fim do mês ainda sobrou 2,3k. PQP!!.
Me senti muito rico! Tipo o Mayweather rsrsrsrs.
 




Vamos aos números!






Esse mês, a LCA termina, e provavelmente o destino será a poupança. 


Agradeço aos colegas que sugeriram renda variável. Apesar de não ter colocado nenhum tostão, estou estudando bastante para logo montar posição e permanecer mesmo com as oscilações.

É isso pessoal! 

Vamos para o 2º turno!!! (nunca foi tão bom ver o desespero dos vermelhinhos rsrsrsrs).

Foco no processo!!!

domingo, 9 de setembro de 2018

Fechamento Agosto 2018

Buenas Finansfera!

No iníco de agosto, vi comentários dizendo que chegaria o natal mas não terminaria o mês. Não sei vocês mas pra mim o mês passou super rápido.

Pegando o ritmo com os novos afazeres e colegas, esse mês foi bem intenso, pois ainda estou em fase de adaptação. E por total falta de foco não consegui terminar o Rápido e Devagar. Li apenas 2 capítulos, chega ser ridículo mas foi o que deu pra fazer esse mês.

Agosto passou voando! Acabou o ano!!!!


Tenho usado o Transporte Público (na maioria das vezes) e financeiramente falando nem se compara. Ainda mais agora que o valor da gasolina esta no espaço. Eu gasto 30/40 minutos a mais para chegar, porém, vou com zero stress. Usei muito ônibus no tempo de escola mas agora tenho percebido que mesmo demorando um pouco mais está mais eficiente do que nos anos 2000. Aproveito e vou lendo um pouco alguns blogs que sigo. Não da pra ler o livro porque ir sentado é uma ilusão rsrsrs. 

Sobre finanças:

Esse mês fiz um experimento.
Tinha que comprar o pneu dianteiro para a motoca (estava mais liso que a careca do Zacarias) e para a marca que gosto o melhor valor encontrado foi pelo mercado livre. Como já ganhava o frete não pensei duas vezes. Comprei em 10x no Nubank e mandei o dindin direto pra poupança para aumentar um pouco a Reserva de Emergência. Eu tinha a grana para pagar a vista, mas como o Mercado Livre não dá desconto... parcelei sem dó. Provavelmente em outubro ou novembro faça o procedimento novamente, para a compra do pneu traseiro.


Assim, a única movimentação nova foi essa.

TD 2045, CDB Sofisa LD, LCA sem nenhuma novidade.


Consignado: Faltam 15. (Se tudo der certo consigo abater algumas parcelas extras este mês)

Seguem tabelas.


No mais é isso, pessoal!

Foco no processo!
Sucesso!!!