terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Fechamento Janeiro/2021

 Fala Finansfera!!!


Vamos para mais um fechamento?

Já ouviram aquele ditado: "O homem planeja e Deus ri" ??


Minha cara vendo o teste da RE



Pois é meus amigos. Esse início de ano esta sendo um pouco diferente do que eu pensava.
Primeiro que tivemos um imprevisto na família e eu coloquei a prova o poder da reserva de emergência. 
Sim. Precisei fazer saques, transferências e pagamentos em um único dia e em horários distintos. Por isso, foi fundamental ter essa grana na poupança. Se tivesse em um tesouro selic iria complicar bastante minha vida. 

Apenas na RE, eu precisei utilizar mais de 5,5k. Outras contas eu coloquei no cartão de crédito, uma vez que não houve abatimento. Foram mais 5,8k no cartão.

Por mais que a gente não utilize muito o CC. Eu percebi a importância de ter um cartão com um bom limite. É uma alternativa ao uso da RE.

De todo modo, na última semana de janeiro, consegui ser ressarcido e recompus todo o gasto que tive.

E mesmo com esse turbilhão de coisas acontecendo, eu mantive o "plano" de aporte. Provavelmente foi o primeiro e último desse primeiro semestre (assunto para o post de fevereiro).

Eu consegui enviar R$ 2.100 Bolsonaros para o laranjinha. Sendo distribuído da seguinte maneira: 800,00 na poupança; 1.036,39 em TD 2035 e 304,74 em TD 2045.

Seguem os números:








Consegui passar bem por essa "prova de fogo" da RE. 
Juntando os valores utilizados deu algo perto de 12K. Deu para perceber que o plano de ter uma reserva de 20k está bem dentro da minha realidade.

Janeiro acabou e Fevereiro começou com muita coisa acontecendo.
O que posso adiantar para vocês é que foi muito bom ter batido os 30k.

Até a próxima!!!!

Foco no processo.






6 comentários:

  1. Que bom que você foi prudente e tinha essa reserva na poupança. Muita gente cai no conto da "rentabilidade" e acaba deixando a RE em ativos não tão líquidos assim, e perdem a liberdade que a poupança proporciona.
    Esse negócio de ter um limite alto no CC também é bom, em último caso.
    Eu acho que uma boa RE teria pelo menos uns 3 meses de gastos mensais da pessoa. Creio que 6 meses seja o ideal, mas que tenha no mínimo 3. O que acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Mago.

      A maior parte da RE tem que estar de fácil acesso. Para RE não interessa a rentabilidade. E sim a disponibilidade.
      Penso bem parecido contigo. 6 meses de contas pagas é algo "confortável" para o meu perfil hoje, além de um bom CC com limite alto.

      Obrigado pela mensagem. Grande abraço!

      Excluir
  2. Poxa cara, teve que mexer na RE, mas espero que esteja tudo bem, você não disse, mas tudo leva a crer que deva ter sido algum evento relacionado a saúde de algum familiar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande SP!

      De fato, tivemos um imprevisto familiar sério.
      Nessas horas percebemos que esse lado "financeiro" não vale nada na verdade.
      Temos que cuidar da gente e dos nossos.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Mesmo com um bom limite no CC, RE é essencial. o quanto vai depender de fatores individuais.

    ResponderExcluir
  4. RE é o alicerce, a base.
    Sem ela você está construindo um castelo de areia.
    Simples assim!

    ResponderExcluir