sexta-feira, 11 de maio de 2018

Fechamento Abril 2018

Antes tarde do que nunca!!!

Mal chegamos ao meio do ano e na boa.... tem como rever as metas de início de ano? 


PQP!!!!



Muita água passou por debaixo da ponte. Então, vamos atualizar rapidamente alguns acontecimentos.

Janeiro: Tirei uns dias de férias e passei 7 dias em floripa com a Patroa Chichi e 1 casal de amigos. Viagem tranquila, programada com certo tempo. Comemos e bebemos do bom e do melhor. Ponto alto da viagem. Conheci, pessoalmente, um investidor do Fundo Verde!(não sabe do que se trata? )Clica aqui pra ter uma ideia. E é esse meu amigo. Que ele é super controlado e tem um puta salário isso não era segredo. Mas conversa vai conversa vem, quando colocávamos as ideias futuras na mesa sobre quando e como comprar a casa ou apê esse meu amigo mandou essa. "Vou aguardar até final de 2018 que eu vou resgatar uma grana que tenho no Fundo Verde e vamos tentar liquidar um apê a vista. Se não der, vou esperar mais alguns meses e achar um bom negócio..." Quase pedi um autógrafo rsrsrs. Brincadeiras a parte, no mesmo dia, mostrei para Senhora Chichi do que se tratava esse fundo e o cacife para entrar. Definitivamente não é para qualquer um. 

No final da viagem, recebemos uma ligação de um amigo, sobre a possibilidade de alugar a casa dele, se iriamos mesmo ficar com ela ou não. Na verdade, "fechamos" negócio com ele desde o início do ano passado. E ele não alugou pra ninguém aguardando nossa posição. Tudo estava travado por causa do meu trabalho. Estou bem distante da minha terra natal. E enquanto não resolvesse essa questão de conseguir voltar, ficaria bem complicado firmar esse contrato de locação com ele. Porém, fechamos negócio. O valor que ele fez na casa está bem abaixo do mercado. E seria complicado ele ficar segurando a locação aguardando que eu resolva meu lado. Existe uma pequena, e remota, chance de que eu consiga voltar ainda esse ano. Mas no serviço público as coisas andam bem devagar. Então paciência. Enquanto isso não acontece, vamos pagar dois alugueis. São dois no valor de 1. Pois eu divido aqui com o colega de trabalho e lá com a patroa. (Que foda!)

Fevereiro: (eu cheguei a fazer uma postagem mas não consegui termina-la) Foi corrido pra caramba. Acertando detalhes da locação da casa, algumas pequenas reformas e decidindo móveis e utensílios domésticos.

Março: Comecei bem esse mês. Simplesmente cheguei atrasado no embarque e perdi o voo. Coisa de 5min. Se pudesse teria negativado a nota do Uber. O cara foi fazer um percurso mais "rápido" e atrasou uns 20min. PQP! Tive que comprar a porra da passagem no balcão. Morri em milão. Tudo isso era um presagio do que viria nos meses seguintes. rsrsrsrs
Com a locação da casa nova, cancelamos nossa viagem para Bonito-MT que seria agora no final de Maio. A conta não iria fechar nunca. Tudo em Bonito é tabelado e os melhores passeios são bem caros. É uma viagem que você torra por baixo uns 3k por cabeça para fazer tudo que tem direito. E ir pra lá e ficar na vontade é melhor não ir.

Como boa notícia, fiz pela 1º vez a declaração do IR. Acho que fui uns dos poucos que estava contente em ser obrigado a declarar! Antigamente minha renda não dava pra nada. Não precisava declarar porcaria nenhuma rsrsrs. E vai rolar restituição!
R$ 1.800 temers devem cair na conta ainda esse mês.

E aquele empréstimo (R$ 1.100) foi liquidado. Minha amiga levantou a grana que precisava e acertamos.

Abril: Para quem não sabe, comecei a estudar de forma mais aprofundada sobre educação financeira para ajudar minha mãe. Ela deve receber uma boa quantia por causa da aposentadoria. São algumas licenças que ela não gozou e preferiu acumular a grana para resgatar. Toda essa situação me fez parar aqui. Com isso veio todas as reflexões dos erros que cometemos durante o processo de viver.
A tal da reforma(casa), tivemos que adiantar uma parte. E para minha surpresa, minha coroa esta bem enrolada financeiramente falando (de novo). Tive que assumir a bronca sozinho e sentar com ela (de novo) e passar as contas a limpo. Quando ela puder acertaremos a parte dela.
Por conta dessa situação, resgatei 6k do CDB sofisa direto (o resgate foi bem tranquilo. 15min a grana tava na conta) mandei outro consignado (9,5k - em 18x de 600 e uns quebrados) juntei uns cacos da conta corrente e acertei com a empresa. Total 18k.

Maio: Comecei bem o mês! Bem quebrado isso sim. Quando finalmente terminei aquele consignado do casamento (que eu não consegui adiantar nenhuma parcela, que vergonha) vou lá e faço outro. Já podemos rever as metas traçadas no início do ano? Porque ta tudo virado. Impossível sair positivo esse ano com todas essas contas para acertar. E vasculhando as contas da coroa, descubro que a partir de Março de 2019 terei 37 parcelas de 500 temers para assumir, de uma compra que fizemos em 2015 de uma cota de hotel/resort. Voltarei a ficar no azul somente depois da copa do Qatar! PQP!!!!

Agora, colocando a cabeça no lugar, mais uma vez tudo isso me fez ver o quanto a Reserva de Emergência é importante. Não tem como não ver o tamanho da importância desse colchão de segurança. A batalha aqui, vai ser primeiro manter uma quantia para alguma eventualidade (2k) depois liquidar o consignado (o mais rápido possível), reestruturar o rombo de 6k e quando atingir essa meta, vamos dobra-la! Estou pensando seriamente em fixar a RE entre 18 e 21k.
Por todas as situações que estou vivendo, é um valor que me daria total conforto para finalmente começar a investir. 

Falando em investir, desde Fevereiro tenho colocado 100 temers no IPCA 2045. Apenas para ver como funciona e tal. Quando passar essas tempestades, tentaremos chegar em uns 200 ou 300 temers no IPCA 2045.

No fechamento de Maio atualizo a parte literária (a única que estou conseguindo cumprir)
Ps: Em Março/Abril venceu a LCA e ficou na CC do sofisa um tempão. Até que eu resolvi colocar novamente em outra LCA (1 semana depois fui lá e rapei a liquidez diária! Que arrependimento!)

Pra fechar, vamos aos balanços.




Estou me sentindo um zero a esquerda. Geral investindo pesado em ações, Fiis, criptos e eu tentando sair do lamaçal de contas. Vamos manter o foco que uma hora vai!!!

Grande abraço, senhoras e senhores! Início de junho temos atualização!


PS: Estou com uma dúvida na planilha do TD IPCA 2045. Eu coloquei 100 pila, porém aparece que foi investido um valor menor. É esse que eu lanço, certo?

4 comentários:

  1. Concordo, a reserva de emergência é fundamental. Muita coisa se passou nos últimos meses na sua vida.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RE é de extrema necessidade! Depois de passar por esses "imprevistos" não entendo como as pessoas vivem sem pensar nisso. Coisa de doido! Grande abraço.

      Excluir
  2. Quanto ao 2045, se o juros sobe depois que vc compra desvaloriza ,se não me engado, mais com o tempo ele volta ao positivo.
    Eu pra começar a investir decretei um moratória , parei de pagar todo mundo e comecei investir ,ai segui os ensinamentos do livro "o homem mais rico da babilônia" investia 10%( na verdade consegui mais ) e pagava os credores dentro do limite de 10%.. o primeiro que aceitou eu paguei 48 x 150 pois minha renda era 1500 na época , agora parto para o próximo que aceitar minhas condições , se não aceitar vai caducar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa pegada, SM. Mas a moratória foi pra mim msm rsrsrsrsrs
      Sem novas compras. Foco total em liquidar as dívidas.
      Até mais!

      Excluir