quarta-feira, 7 de junho de 2017

Fechamento de Maio 2017

Salve salve galera da finansfera!!!!

Estamos de volta!
Não da forma como eu esperava. Mas... vida que segue. 


De onde surgiram tantas contas para pagar????


Impossível colocar os acontecimentos em dia, fiquei ausente por 3 meses então muita coisa rolou.
Março e abril foram meses que eu tive que mexer na reserva de emergência para liquidar algumas contas. Zero aporte.
No mês de maio, não aportei, porque percebi que talvez precisasse do dinheiro, passei com um saldo de quase 700. Ainda não aportei esse valor, porque talvez precise dessa grana para fechar junho.

Esse mês eu reservei uma % do salário (aquele lance de se pagar primeiro) e espero não ter que mexer nesse valor até o final do mês. Tudo dando certo, no final de junho eu aporto as sobras de maio e esse percentual de junho. Não será nada muito impactante na acumulação do colchão de segurança mas melhor do que nada.


Estou tendo várias despesas que não estavam previstas, porém, com o aumento salarial, estou ajudando a fechar a conta da família. São contas das quais eu tenho parte. Exemplo: gastos com cachorros e gatos.

Bom, para não me alongar muito, segue o quadro consolidado. Se tudo der certo, no final do mês virá a atualização com o aporte.




No início do ano, estava bem animado com relação às possibilidades de aportes maiores, porém, já reavaliei e acredito que formar o colchão de segurança, levará mais tempo do que eu estava prevendo.

Vamos encarar os fatos e não desanimar, mesmo que os resultados não sejam como gostaríamos.
Pessoal, seguiremos firmes! A passos de tartaruga mas em frente!
Tentarei colocar/explanar algumas situações que ocorreram ao longo dos meses em outros posts.

Mesmo sem postar, não deixei de acompanhar o movimento dos blogs. É incrível, mas saber que existem esses blogs faz com que uma hora ou outra, passamos para dar uma atualizada e é interessante saber das vitórias e das dificuldades da galera.
O ranking então.... é muito engraçado! Espero um dia.. quem sabe... iniciar a série X rsrsrsrsrs


Grande abraço!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Fechamento de Fevereiro 2017

Bom dia, boa tarde, boa noite mundo das finanças!

8 de março - Dia da Mulher!

Parabéns Mulheres!

Antes de mais nada, peço desculpas por não ter conseguido atualizar no início do mês. Tive alguns problemas pontuais, entre eles fiquei sem internet. Uma semana para normalizar e segue o baile.

Esse mês eu não fiz nenhum aporte. Vou explicar o porquê.
Como sabem, estava (tempo passado) dividindo um apê com 3 colegas. Pois bem, hoje somos 2. Um dos colegas foi removido. Simples assim. Viram a formação acadêmica dele e em exatos 30 dias depois que tomou posse recebeu um telefonema com a proposta tentadora rsrsrs. Quem é que não queria estar no lugar dele, heim? Ficamos muito felizes por ele e tive outra certeza na vida. Quando você fizer uma faculdade, observe bem qual escolher. Até no serviço público você pode ser beneficiado pela escolha mais acertada da graduação.

Justamente por essa pequena mudança do amigo, resolvi não aportar nada esse mês. Tivemos grandes compras no mês passado para mobiliar parcialmente o apê e eu parcelei tudo no meu cartão (2 cartões) para que nós 3 dividíssemos a conta. Por uma questão de tranquilidade vou esperar pagar todas as faturas (Até dia 20) para poder saber quanto vou poder aportar no mês. E nossos custos de moradia vão aumentar um pouco mas nada que atrapalhe os planos.



Meu abalo financeiro quando fiquei sabendo que as contas iriam aumentar. Rsrsrsrs

De toda forma, deixei um valor na conta do Intermedium que será o possível investimento do mês de fevereiro. Vai ficar congelado ali até passar esses dias. Correndo tudo bem, aportarei uma parte no colchão de segurança e outra parte em um TD (2035 ou 2045) - pensando no meu plano de aposentadoria.

Por aqui as coisas estão se ajeitando. Tudo seguindo o ritmo normal e natural.

Sobre meu texto anterior, FUNPRESP, resolvi de vez abandonar essa barca furada.
Tomarei uma atitude, para alguns radical para outros nem tanto, de investir algo entre 400 a 600 reais no TD 2035 ou 2045 para me preparar para aposentadoria. Hoje, gostaria de ser mais novo, para poder ter certeza de que o TD 2035 seria suficiente. Mas talvez nesse tempo eu alcance uma semi aposentadoria. O tempo não esta tão a favor mais.

JOVENS!!!  APROVEITEM OS JUROS COMPOSTOS!!!!


Pelos meus cálculos, irei finalizar meu colchão de segurança entre agosto e setembro. Finalizando essa primeira etapa, irei direcionar todo o capital na formação de patrimônio. Provavelmente começarei nos FIIs também.

Vamos aos números!



Sem aportes.



Valor esta separado, logo será investido.



A Perspectiva é de cumprir essa primeira etapa entre agosto e setembro.


Postagem rápida, sem muitos detalhes, mas que cumpre sua função social.

É isso, pessoal, tenham todos uma ótima semana!





Nota mental: "história do carro zero" - Apenas para deixar registrado aqui. Contarei essa história no próximo post.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

As Mudanças

Fala Galera! Tudo bem com vocês?

Como prometido, estou aqui para contar um pouco de como foi e como esta sendo esta mudança repentina que estou enfrentando.

Calma que aos poucos tudo se ajeita

Bom, estou na cidade a praticamente 3 semanas. Agora com um pouco mais de conforto. Assim que chequei, peguei um hotel barato, estilo.... não sei dizer o estilo mas era o mais barato possível... rsrsrs. Apenas para ter tempo  de ver alguns imóveis para alugar.
Estou dividindo o aluguel com outros dois colegas de trabalho. Assim ficou bem mais suave todas as contas. Estamos dividindo praticamente tudo por 3. Pegamos um apê com 3 quartos, 3 banheiros, 2 vagas de garagem, condomínio com piscina e bem localizado (da pra fazer muita coisa a pé). Terei uma noção real dos gastos com moradia e alimentação apenas no próximo mês, por enquanto não dá para saber ao certo (comi muito fora, por não ter condições de fazer nada em casa). Tivemos que mobiliar tudo e mandei tudo no cartão de crédito rsrsrs sem dó. Fato que iremos pagar tudo em 2x sem apertos.
Aos poucos pegando o ritmo do novo trabalho. Sempre vou com aquele sorriso de orelha a orelha. Por mais que apareçam problemas - e sempre irão aparecer independentemente de onde você estiver - sei que faz parte do processo e que todo dia 1º de cada mês cairão alguns Temeres na minha conta. Essa tranquilidade não tem preço.

Eu não tinha plano de saúde, mas estou bem inclinado em fazer um, já que terei uma contrapartida do governo em patrocinar uma parte. Assim, não vai ficar tão pesado. Agora sobre o próximo assunto. Vou precisar da ajuda dos senhores, mestres das finanças.
Uma coisa que esta me tirando um pouco o sossego é o tal da Funpresp. Fundo de previdência complementar para os servidores públicos. Pelo que eu li, a partir de 2015, todos os novos empossados já entram automaticamente na participação do fundo. Pensei comigo, se estão "obrigando" o ingresso é porque coisa boa não deve ser.

Vou deixar alguns links com pessoas mais gabaritadas para explicar ao certo do que se trata. Mas gostaria da opinião dos senhores. Pode ser bobagem minha mas eu vejo esse Funpresp sendo o ideal para aquelas pessoas que ainda estão na Matrix financeira. Que ainda acreditam que quando aposentar, terão os benefícios contratados ou "acordados" agora e sabendo dessa "garantia" torram tudo que ganham. Agora, para a galera que já sabe que é necessário aportes e mais aportes, para a galera que sabe o que quer fazer da sua vida financeira, participar de um fundo como esses não faz o menor sentido. Estou certo?
Postails (correios), Petros (petrobrás), Funcef (Caixa).... Tudo deu rolo, qual a probabilidade deste dar certo? Ainda mais com o governo gerindo, ainda mais com ingerências políticas (e aqui vale de forma ampla - mortadelas ou coxinhas).
Enfim, preciso muito da opinião dos senhores, pois no início do mês que vêm já quero bater o martelo sem sombras de dúvidas. (engraçado que busquei em vários blogs mas não encontrei nenhuma postagem debatendo o assunto).

Este vídeo explica bem como é o funcionamento e o melhor, suas arte manhãs para no fundo não garantir porra nenhuma.


Links: 

Clube dos poupadores;
Fórum Bastter
Conhecimento Financeiro

Opiniões???

Nesse primeiro mês, a intenção é pagar toda a mobília da casa e aportar de forma bem regrada. Vou continuar a formação do meu colchão de segurança que antes precisava ser um King Size (CLT) mas agora com a estabilidade pode ser uma Queen.
Vou traçar estratégias e estudar um pouco mais para que no segundo semestre eu comece de vez nos investimentos. Visando a IF.

Tirando essa parte, mês que vêm voltarei para academia, logo mais dieta e vida que seque.

Provavelmente voltarei a postar ainda esse mês. Sobre coisas corriqueiras da mini república que fizemos. Rsrsrsrs


Já deixo avisado que o fechamento do mês de fevereiro será feito no início de Março!

Valeu, pessoal!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fechamento de Janeiro 2017

Bom dia, Boa tarde e Boa noite amigos das finanças!!!!

Janeiro se foi! Ufa!



Correria total, e não foi do jeito que eu esperava.
Estava preparado para sentar a bunda na cadeira e estudar. 



Vou revisar todo o conteúdo em 20 dias.... HA-HA-HA


#SQN: PARTE I


Para começar, não consegui estudar nada para a prova que fiz. Sabe nada? Pois é.....mas fui lá, fiz o meu melhor, dentro do possível. Vou contar, por alto, para vocês o que aconteceu. Por ironia do destino ou por outro motivo qualquer, já sabia que 2 colegas do trabalho também iriam fazer essa mesma prova. Até ai tudo bem, mas sabe o que rolou de mais bizarro? Quando cheguei pra fazer a prova, esses dois colegas do trampo, estavam na minha sala! E não tinha ordem alfabética nem nada. Eu queria entender a lógica mas de verdade, não teve como. Todas as salas começavam com A e terminavam no Z. Ou seja, foi uma puta coincidência  Além de ter essa pequena surpresa, enquanto estávamos ali no corredor conversando sobre a vida, encontro com outros 3 ex-colegas de outra empresa, TAMBÉM NA MESA SALA!!!!!!
Ficamos rindo lá fora até o início da prova. Bom.... o resultado já saiu e entre nós 6 fiquei com a 2º melhor nota. Com diferença de poucos pontos para meu colega que teve a maior nota. Independentemente disso, o que eu concluí vendo toda essa galera fazendo prova foi apenas a confirmação da opinião que já tinha. Nossa área está extremamente desvalorizada. E precisamos sim buscar alternativas para melhorar nossa remuneração. No meu caso, o concurso público foi a alternativa escolhida.

Muito bem, toda essa história foi até mais ou menos dia 20 de janeiro.
Prova feita, pensei comigo, vida que segue, bola pra frente! 


#SQN PARTE II.

Eu já sabia que janeiro seria uma correria doida e disse que não foi do jeito que esperava, sabem porquê? Fui chamado para assumir em um outro concurso!!! PENSE NUM CABRA FELIZ!!! A minha expectativa era ser chamado apenas no final desse ano, talvez no início do ano que vem(mudança a longo prazo, até comentei no post do mês passado). 

Mas que surpresa imensa! Por isso esse mês eu não tive tempo praticamente para nada! Não comentei nos blogs dos colegas, não consegui fazer o fechamento do mês, no final do mês, enfim, esta tudo uma loucura! Tive que correr para entregar alguns exames, organizar alguns documentos. Comprei a minha passagem e partirei para uma cidade totalmente desconhecida, com a certeza de que boas mudanças estão surgindo!
COLHENDO OS FRUTOS DE 3 ANOS DE ESTUDO!



Liberdade!!!! Tchau, CLT!!!!!
Tive que pedir as contas no meu trampo e, para surpresa geral, foi muito bom sair com a cabeça erguida.
ESTOU SAINDO PORQUE CONSEGUI ALGO MELHOR! SIM! Melhor pra mim! Cansei de trabalhar para os outros!
Agora poderei ter meu suor VALORIZADO!


Amigos, espero que daqui alguns poucos dias eu volte com outra postagem para contar como foi e esta sendo essa mudança de vida. Temos que buscar sempre o melhor. Saia da zona de conforto. Sem mimimi. Vá e vença! Todos podem!

Vamos aos números!


Aporte: 1.412,68 - Colchão de segurança.
Que número doido né? Mas era o que tinha para transferir para o CDB (reserva de emergência)


Aos poucos, a reserva esta sendo feita!


Conta Corrente: "Aporte" 953,10 + 315(dezembro) = 1.268,10
Não investi esse valor, porque provavelmente eu irei precisar dele. Ainda mais porque agora estou de mudança. Até alugar um canto, comprar o kit básico de sobrevivência e etc. Vai ser um pouco custoso. Tentarei não usar essa grana, mas não quero coloca-la na reserva e depois tirar. Vai ficar aqui mesmo, por enquanto.



Aqui ta ficando bonito, heim!


Recebi também uns trocados do FGTS, que vou sacar amanhã, a rescisão e proporcional de férias e 13º. Tudo isso vai ficar na conta corrente, porque vou precisar. A ideia é passar esse primeiro mês apenas com essa grana. Vou me esforçar para não mexer na conta corrente do Intermedium e muito menos na 
reserva de emergência!

Bola pra frente! Segue o jogo!


A semana esta bem corrida, muitas despedidas, na verdade um breve até logo, almoço e jantares com familiares e amigos.
Como é bom ver seu esforço valendo a pena!

Galera, muito obrigado pelos comentários, desculpem o sumiço mas prometo que voltarei com mais calma, acredito que para a metade de fevereiro pra frente!!


A luta continua!!


sábado, 31 de dezembro de 2016

Fechamento Dezembro 2016

Fala galera da FINANSFERA!!!!

Dia de fechamento!
Dia de perceber o quanto valeu a pena o sacrifício que passei nos meses de novembro e dezembro. Quem ainda não sabe, nesses meses eu consegui outro trampo. Ralando das 07 às 23. Mas o resultado esta ai na carteira! Que sensacional! Meu colchão de segurança está inflando, de leve mas enchendo.


Fechando o ano sem torrar toda a grana é pra deixar qualquer um pulando de alegria!!!!


Antes de mais nada, gostaria de dizer que a minha capacidade de aporte mensal, normalmente, vai oscilar entre 600 a 800 estalecas. Nesta perspectiva projeto que, ao final de 2017, irei ter concluído essa primeira etapa e inflado todo meu colchão de segurança, assim, estarei pronto para aportar de forma sólida e consistente na renda fixa e também na renda variável.

Vamos aos números!!!!

No final de dezembro, mais precisamente dia 20, aportei 3.500,73 no CDB Sofisa Liquidez Diária. Será aqui que irei concentrar minha reserva de emergência. Estava em uma correria grande até semana passada. Até vi um outro CDB com liquidez diária oferecendo 103% do CDI mas não tive ânimo, sério mesmo. Além desse valor, deixei em caixa (Intermedium), 315 estalecas para possíveis saques rápidos e totalmente imprevisíveis.

Aqui vai o rendimento do CDB:



Aqui segue o consolidado. CDB + Conta Corrente Intermedium


Lembrando que no início de janeiro, irei receber um troco do meu segundo emprego, que irei direcionar uma parte para o colchão de segurança. Além de um bico que vou fazer logo na primeira semana de 2017.

Fechando a parte das finanças... tudo lindo, tudo azul!!! Mas nem tudo são flores.

Nesses dois meses eu aumentei bastante a minha capacidade de aportes. Sem dúvida alguma!! Porém, eu preciso confessar a vocês. FIQUEI MUITO CANSADO. Qualidade de vida? O que é isso? Sério mesmo, galera. Percebi o quanto é difícil ter disciplina e manter o foco. Porque são nesses momentos que você "chuta o balde" e pega tudo que ganhou e torra em alguma festa ou na verdade arruma alguma desculpa, afinal, você ralou muito e merece "torrar" todo o rendimento. É assim a cabeça de muita gente, diria que a maioria das pessoas pensa assim. Eu também pensava assim. Hoje não mais. E devo essa mudança de pensamento e atitude a vocês, corredores da IF! 

Uma das conclusões que eu cheguei é que eu preciso melhorar a minha capacidade financeira. Não quero permanecer no modo Julius de Viver (dois empregos) até atingir a IF ou outro objetivo qualquer. Se assim for, não terei visto a vida passar. Aqui cabe o post do nosso colega Viver de Construção. Esse ponto é muito importante. Precisamos viver também. Não com luxo ou coisa do tipo, apenas precisamos encontrar o caminho do meio.

Por isso, pretendo evoluir profissionalmente em 2017. Já existe uma mudança a caminho(médio prazo), mas não depende de mim por agora. A curto prazo, tentarei fazer um outro concurso para ver se melhoro meus rendimentos agora no início de 2017. A iniciativa privada, pelo menos na minha área é cruel. Já vi e vivi muita coisa nesse meio. E cansei de ver o que sempre acontece. É triste, mas é a minha realidade. Tamanho foi o desgosto, que em 2013 eu chutei o balde! E comecei a estudar para concursos. Hoje, meu foco ainda permanece neles, apesar da baixíssima perspectiva para 2017.

Nessas duas primeiras semanas de janeiro, irei me dedicar quase que exclusivamente aos estudos, pois farei uma prova ainda em janeiro. Vamos ver como irei me sair.

Gostaria de desejar a todos, anônimos ou não, um excelente 2017!!!

Muita saúde, tranquilidade, aportes e bons rendimentos!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Breve resumo de Dezembro

Fala galera das finanças!!! 

Como havia publicado aqui, encarei um ritmo alucinado de trabalho da metade de novembro até amanhã 23/12. Vou ser bem sincero. Chegava em casa destruído, mas na pilha de continuar e acelerar o incremento da reserva de emergência. O fato de estar em um Ranking, pelo menos para mim, fez com que meu foco ficasse ainda mais aguçado para poupar e investir.

Falando em investir, ainda bem que assisti ao vídeo do Andre Bona - O cenário econômico só te atrapalha a investir .
Sabe o que é passar pela black friday com várias corretoras lançando CDBs com bons rendimentos? Ler notícias de mais delações na lava jato? Reforma da previdência? Expectativa de queda de juros? Renda fixa já não vale mais a pena? Etc etc etc....
Estava ficando estressado em ver algumas "boas" possibilidade de aumentar meus ganhos, porém, vamos ser sinceros, o momento não é esse. Refleti, e lembrei que o foco é RESERVA DE EMERGÊNCIA!
Confesso que fiquei tentado em colocar já esse mês uma parte do trocado em Fiis, mas sinceramente, de novo, o momento não é esse. 

Sabe o que eu pensei? O importante é aportar. Promoções e excelentes taxas sempre aparecerão. Então FOCO TOTAL NO OBJETIVO e FODA-SE esqueça o resto.


Ainda sobre o mês de dezembro. Tive um preju de 820 estalecas.

Sim, amigos.


Resultado de imagem para kid goku chorando
Aquele momento que você vê a tela trincada....
Deixei o telefone cair, logo, já sabem o que aconteceu, certo? Isso porque uso capa e película de vidro (que ficou intacta)...
E olha que eu tentei economizar. Somente a tela trincou, estava tudo funcionando perfeitamente. Fui no ML comprei uma tela e levei em uma feira para alguém com habilidade para tal trocar e pagar somente a mão de obra. Pois bem, a tela que comprei veio com defeito, devolvi e fui ressarcido. ML é show nesse quesito. O técnico que me atendeu disse que todas as possíveis telas que eu fosse comprar pela internet seriam PARALELAS, ou seja, não encontraria tela original. Sendo assim, o serviço não iria ficar 100%. Fui em outras três pessoas e o resultado foi o mesmo. Até usando as telas que eles já possuíam. Nada 100%. Perderia funções na tela que para o meu uso são fundamentais.
Qual o pensamento normal? "É melhor comprar outro celular!" Pois é. Acontece que quando eu adquiri esse telefone, na época ele custava 1700 Dilmas (falecida rsrs) e eu paguei 1000 em um super negócio com uma amiga. A minha ideia é ficar com esse telefone mais uns 2 ou 3 anos. Hoje ele é anunciado por 1200 a 1100 temers. Comprar um novo e parcelar em 10x? Nem a pau juvenal! Mandei para a assistência técnica (apenas em SP) e recebi o orçamento. Além da tela que eu quebrei(350 na autorizada), nesse abre e fecha de técnicos lábios de suíno (porcos) o sensor de aproximação também foi pro pau(300 na autorizada). Soma-se a esses valores, mão de obra, análise técnica e frete....Resumo da história, torrei uma grana, mas agora estarei com o telefone zero com peças originais. Aguardando o retorno do bendito. Já estou olhando uma capas de proteção contra queda que vou pedir diretamente do china. Não pretendo passar por isso novamente. Detalhe, foi a primeira vez que deixei um telefone cair. Sempre tive muito cuidado com eles. Mas acontece.
Sabe qual foi a melhor parte? Usei um pedaço da reserva de emergência, porque apareceu uma emergência rsrsrsrs.
No mês de janeiro, irei fazer um extra que praticamente vou quitar esse prejuízo. 

Se esse fato estivesse acontecido alguns meses atrás, sim, teria vendido a carcaça e parcelado um novo em 10x e achando que teria feito o melhor negócio do mundo, afinal, uma parcelinha de 150 temers não pesa no bolso. Rsrsrsrsrs 
Isso não me pertence mais! Ufa!
(PS:. O telefone é da marca ASUS - um dos melhores custo x benefício - peca pela assistência ser centralizada em SP)

Amigos, tirando esse breve deslize financeiro. O mês foi bastante produtivo. Muito trabalho e espero que ano que vem consiga engrenar em outro trabalho como esse que consegui no final de novembro.
Tenho muitos planos para fazer o bolo crescer e subir algumas posições no rank!


Estava pensando, e gostaria de opinião de vocês, acham válido fazer a assinatura do Bastter? Como pretendo investir em FIIs em 2017 e diversificar um pouco, tenho visto alguns bons comentários sobre o site dele. Parece bem completo. Atualmente fiz apenas o cadastro e acompanho as conversar nos fóruns. Mas não consigo ter acesso aos campos que fazem a diferença.
Talvez invista em algumas FIIs e com esse "aluguel" eu pago a assinatura do Bastter.com, mas ainda não consigo entender de forma segura os relatórios/análises que leio nos blogs dos colegas.


Era para ser um post rápido, mas não deu. Atualização patrimonial vai sair semana que vem!

Grande abraço, galera!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Primeiro Investimento

E ai pessoal, tudo bem?
Finalizando o mês de novembro com o meu primeiro capital investido. Quanta felicidade!


Ansioso para ver o final de dezembro!

Optei pelo CDB com liquidez diária da SofisaDireto 100% CDI para formar meu colchão de segurança. Acredito que será meu foco em 2017. Até porque está bem complicado conseguir emprego, então, caso eu saia desse, preciso estar preparado para um eventual período de vacas magras.

Assim que eu atingir 50% do meu colchão de segurança, pretendo começar a alocar de 10 a 20% dos aportes em FIIs. Até isso acontecer vou estudar bastante sobre o assunto. Ao longo prazo, pretendo formar minha carteira de investimentos em 60% em RF e 40% em RV, ou algo próximo a isso. Mas até chegar lá, vai demorar um bocado. Sem pressa. Um passo de cada vez mas sempre com objetivos para não sair do caminho.


Conforme prometido, segue minha primeira prestação de contas e espero poder começar no Rank no próximo mês.

Eu sei que não é muito, mas foi o que consegui alocar nesse mês corrido!


Para o mês de dezembro, apesar das festas, acredito que conseguirei aportar mais e deixar o colchão um pouco mais cheio.

Postagem rápida, porque o modo de viver Julius ainda esta ativado! Até breve, pessoal!