domingo, 7 de janeiro de 2018

Fechamento Dezembro 2017

Finansfera! Vamos para mais um fechamento!

Este, em especial, tem uma grande importância! Terminamos um ciclo e verificamos o que realizamos ou o que deixamos de realizar. Erros e acertos são postos a prova nessa época do ano, certo?

Bom, para começar, finalizei o livro "O jeito Peter Lynch de investir". Gostei bastante da forma como esse visionário atuou no início de sua carreira no mercado de ações. Em uma época que você tinha muita dificuldade em "conhecer" uma empresa, pela complicação que era para adquirir informações, balanços, etc... Hoje, com alguns clicks, conseguimos todas as informações relevantes para analisar uma empresa. A tecnologia facilitou muito nossas vidas, heim. Precisamos aproveitar essa ferramenta. Que tal parar um pouco de futricar no INXXXXTA ou FACY e dedicar esse tempo em algo realmente produtivo? Sempre me pego pensando no quanto estamos "evoluindo".
Já comecei o Investidor Inteligente e, por enquanto, estou gostando bastante (AdP, esta menos massante que o do Philip Fisher). Devo levar mais 1 ou 2 meses para finaliza-lo.
Cautela e movimentos suaves. Efeitos dos bons livros que estou devorando.


Além do lado financeiro, do maior controle e responsabilidade com a grana, esse ano que passou me mostrou o quanto o conhecimento é importante. Nessa onda de literatura específica, acabei lendo outras coisas interessantes. E estou criando o hábito da leitura. Realmente é algo que nos acrescenta muito. Espero que consiga continuar e manter um bom ritmo independentemente do tema.

Em dezembro, o plano era pegar o 13º e adiantar alguma coisa do Consiga, certo?! Certo! Claro que não rolou. Tive que fazer uma "pequena" obra na casa da minha mãe. Foi um paliativo, mas que estávamos precisando fazer a muito tempo. A obra como um todo, deverá consumir uns 8 a 10k. Algo que já está nos planos para ser realizado em 2018. Sei que terei esse "gasto" para o ano que mal começou. Fico triste pelo lado financeiro mas se não fosse assim, sabe-se lá quando ela iria conseguir fazer. E se fizesse, provavelmente seria pegando um empréstimo e se enrolando um pouco sem necessidade. Por isso, estou bem contente em poder ajuda-la financeiramente falando. É um momento de realização mesmo. Você se sente capaz de fazer vai lá e faz! Simples assim.

Esse mês o Nubank fechou em 1.460 Temers. Mas calma lá! Tive alguns gastos que não estavam previstos ou que não são meus. Por isso consegui manter a minha fatura na casa dos 700 Temers. Está ótimo. Sobrevivi ao Natal e toda aquela empolgação de compras e necessidade de mostrar pra todo mundo que você é fodão!!!

Como deu para perceber, o aporte em dezembro, novamente foi ZERO! 

Vamos aos números?







 Essa planilha ta ficando linda heim! Um ano preenchido! Tudo bem que eu andei de lado mas esta tudo controlado. Quando as coisas se acalmarem e se acalmarem, voltarei a aportar de forma mais constante e com valores mais significativos.

METAS para 2018 (tem que ter, certo?)

1º - Finalizar o consignado: Faltam 5 parcelas;
2º - Realizar a obra no segundo semestre de 2018;
3º - Poupar/Investir entre 10 e 12k;
4º - Continuar lendo 1 a 2 livros/mês.

Nada muito mirabolante, são metas palpáveis mas nem por isso serão fáceis de atingir.

Para o final desse mês, irei pegar uma praia com a Senhora Chi Chi e já estamos programando outra viagem para Maio. Gostaria de agradecer ao Km de Vantagens, porque as passagens aéreas já estão compradas! Pegamos uma boa promoção de milhas da Multiplus. Indico para todos os colegas. Afinal de contas, temos que abastecer, certo? Então usa e acumula. 

Gostaria de desejar um excelente ano de 2018, que possamos colocar em prática nossos planejamentos e metas e que saibamos reagir bem às adversidades futuras.

Grande abraço a todos e sucesso na caminhada!

6 comentários:

  1. Espero que consiga alcançar suas metas em 2018.

    Abraço e bom ano.

    ResponderExcluir
  2. Fala Goku, to deixando isso aqui pra alertar o pessoal que acompanha teu blog e que também acompanha o nosso ranking clássico:

    Agora ele tá sob meu comando, após o mestre dos centavos tê-lo passado pra mim, então segue o link:

    http://jovemdesucessopromissor.blogspot.com.br/2018/02/ranking-de-patrimonio-da-blogosfera.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jovem Frugal! Bom saber que o Ranking esta em boas mãos! Vou lá dar uma olhada. Grande abraço.

      Excluir