segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

As Mudanças

Fala Galera! Tudo bem com vocês?

Como prometido, estou aqui para contar um pouco de como foi e como esta sendo esta mudança repentina que estou enfrentando.

Calma que aos poucos tudo se ajeita

Bom, estou na cidade a praticamente 3 semanas. Agora com um pouco mais de conforto. Assim que chequei, peguei um hotel barato, estilo.... não sei dizer o estilo mas era o mais barato possível... rsrsrs. Apenas para ter tempo  de ver alguns imóveis para alugar.
Estou dividindo o aluguel com outros dois colegas de trabalho. Assim ficou bem mais suave todas as contas. Estamos dividindo praticamente tudo por 3. Pegamos um apê com 3 quartos, 3 banheiros, 2 vagas de garagem, condomínio com piscina e bem localizado (da pra fazer muita coisa a pé). Terei uma noção real dos gastos com moradia e alimentação apenas no próximo mês, por enquanto não dá para saber ao certo (comi muito fora, por não ter condições de fazer nada em casa). Tivemos que mobiliar tudo e mandei tudo no cartão de crédito rsrsrs sem dó. Fato que iremos pagar tudo em 2x sem apertos.
Aos poucos pegando o ritmo do novo trabalho. Sempre vou com aquele sorriso de orelha a orelha. Por mais que apareçam problemas - e sempre irão aparecer independentemente de onde você estiver - sei que faz parte do processo e que todo dia 1º de cada mês cairão alguns Temeres na minha conta. Essa tranquilidade não tem preço.

Eu não tinha plano de saúde, mas estou bem inclinado em fazer um, já que terei uma contrapartida do governo em patrocinar uma parte. Assim, não vai ficar tão pesado. Agora sobre o próximo assunto. Vou precisar da ajuda dos senhores, mestres das finanças.
Uma coisa que esta me tirando um pouco o sossego é o tal da Funpresp. Fundo de previdência complementar para os servidores públicos. Pelo que eu li, a partir de 2015, todos os novos empossados já entram automaticamente na participação do fundo. Pensei comigo, se estão "obrigando" o ingresso é porque coisa boa não deve ser.

Vou deixar alguns links com pessoas mais gabaritadas para explicar ao certo do que se trata. Mas gostaria da opinião dos senhores. Pode ser bobagem minha mas eu vejo esse Funpresp sendo o ideal para aquelas pessoas que ainda estão na Matrix financeira. Que ainda acreditam que quando aposentar, terão os benefícios contratados ou "acordados" agora e sabendo dessa "garantia" torram tudo que ganham. Agora, para a galera que já sabe que é necessário aportes e mais aportes, para a galera que sabe o que quer fazer da sua vida financeira, participar de um fundo como esses não faz o menor sentido. Estou certo?
Postails (correios), Petros (petrobrás), Funcef (Caixa).... Tudo deu rolo, qual a probabilidade deste dar certo? Ainda mais com o governo gerindo, ainda mais com ingerências políticas (e aqui vale de forma ampla - mortadelas ou coxinhas).
Enfim, preciso muito da opinião dos senhores, pois no início do mês que vêm já quero bater o martelo sem sombras de dúvidas. (engraçado que busquei em vários blogs mas não encontrei nenhuma postagem debatendo o assunto).

Este vídeo explica bem como é o funcionamento e o melhor, suas arte manhãs para no fundo não garantir porra nenhuma.


Links: 

Clube dos poupadores;
Fórum Bastter
Conhecimento Financeiro

Opiniões???

Nesse primeiro mês, a intenção é pagar toda a mobília da casa e aportar de forma bem regrada. Vou continuar a formação do meu colchão de segurança que antes precisava ser um King Size (CLT) mas agora com a estabilidade pode ser uma Queen.
Vou traçar estratégias e estudar um pouco mais para que no segundo semestre eu comece de vez nos investimentos. Visando a IF.

Tirando essa parte, mês que vêm voltarei para academia, logo mais dieta e vida que seque.

Provavelmente voltarei a postar ainda esse mês. Sobre coisas corriqueiras da mini república que fizemos. Rsrsrsrs


Já deixo avisado que o fechamento do mês de fevereiro será feito no início de Março!

Valeu, pessoal!!

6 comentários:

  1. legal, Goku! Não vejo a hora de passar também!
    Será que não tem como você entrar na justiça pedindo para que você não seja obrigado a entrar na Funpresp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala M.I.N.

      Eu esqueci de falar no texto mas vc pode deixar de fazer parte sim, basta avisar no RH.
      Mas o que a maioria faz? Deixa como esta. Não pesquisa não debate sobre investimentos, ou seja, pro governo foi uma bela jogada.
      A partir de agora, o fundo, terá uma boa adesão. Adesão de gente preguiçosa.

      Tmj! Abraços

      Excluir
    2. Que coincidência, eu estava estudando sobre a FUNPRESP hoje para um concurso e eu ia te dizer que você não era obrigado a aderir.

      Excluir
  2. Olá Goku,

    Parabéns pela aprovação no concurso.
    Eu sou servidor público e entrei na funpresp por um ano e sai depois que vi que fiz besteira de entrar. Não vejo vantagens nisso. Muitos falam que é bom que tem paridade do governo, mas é pura ilusão, pelo menos eu acho. Acho melhor você investir o seu dinheiro por conta própria. A taxa de carregamento é de 7%. Fica esperto, é uma coisa que eles nem falam quando estão querendo que você entre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala C.I!
      Obrigado, meu amigo!
      A atratividade do fundo que é o casamento dos aportes (vc + governo) vai por água abaixo por causa dessas taxas.
      O que mais me deixa indignado é que a tendência é da previdência pagar cada vez menos. E tem uma galera achando isso maravilhoso! "Irei receber o teto da previdência!" Uau!
      No vídeo que deixei no texto, o palestrante faz uma boa observação. Antigamente, você aposentava com 20 salários mínimos. Hoje são 6 e a tendência é diminuir mais ainda. Ou seja, estou fora desse barco.
      Vou me preparar para poder aposentar com 12 a 15 salários mínimos.
      Eu olhei bastante em outros blogs, inclusive de pessoas que são do setor público mas não encontrei nada. Bom... mais cedo ou mais tarde, alguém escreve com mais propriedade sobre o assunto.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pela sua nova fase de vida. Da pra perceber que você anda meio perdido ainda, mas faz parte do processo de adaptação. Espero que você consiga manter os seus aportes, e investimentos. Quanto ao fundo, já decidiu algo?

    ResponderExcluir